Cecília começou a trabalhar com dublagem aos nove anos após ter feito o filme A Marca da Ferradura e não aceitar que seu personagem fosse dublado por outra pessoa.
É mais conhecida por ter dublado Chiquinha de Chaves,trabalho pelo qual ganhou o Prêmio Yamato de Melhor Dubladora de Coadjuvante na redublagem da série em 2006. No entanto, ela começou dublando as personagens Malicha e Paty e ganhou a oportunidade de dublar Chiquinha e Dona Neves quando Sandra Mara(primeira dubladora da atriz Maria Antonieta de Las Nieves) foi para a Itália, em 1990.
Cecília é reconhecida também pelos seu trabalhos como Lucy em Guerreiras Mágicas de Rayearth, a mãe daBulma em Dragon Ball Z, Ritsuko em Neon Genesis Evangelion, Coração Rosa em Ursinhos Carinhosos, Fran em Nanny, Grace em Will & Grace.Também dublou Anri em Jaspion, Cassidy em Pokémon, personagens deMaria Antonieta de las Nieves em Chapolin Colorado, Harriety em Super Vicky, Ana Pimentinha na série homônima, Morticia em A Família Addams, Norma Arnold em Anos Incríveis, Ran Tsukikage em Ran, The Samurai Girl, Artemis em Prólogo do Céu e Donna Noble em Doctor Who ganhou o Prêmio Yamato na categoria Melhor Dubladora de Coadjuvante – Escolha do Público por este último. Pela sua carreira como dubladora ganhou o Troféu Anime Dreams entregue durante Prêmio Yamato. Dublando filmes, ela é conhecida por ser a dubladora de atrizes como Julianne Moore, atuando em Ensaio sobre a Cegueira e As Horas,Julia Roberts,Sandra Bullock, Andie McDowell, Jamie Lee Curtis e Bridget Fonda.
Como atriz, além de A Marca da Ferradura com Tonico & Tinoco, Cecília trabalhou no programa da TV Paulista, o Zás-Tras, depois disso atuou em A Grande Gincana na TV Record, Sessão Tic Tac na Rede Excelsior e Gente Inocente na Rede Tupi. Atuou também nos filmes Regina e o Dragão de Ouro e A Herdeira Rebelde. Além disso, trabalhou no teatro, em peças como Ricardo III, O Mais Belo dos Paraísos e A Turma do Tong-Tong.
Cecília casou-se em 1978 com Luiz Antonio De Bortoli, com quem tem duas filhas, Adriana e Patrícia. Tem também uma neta, Luisa, filha de sua filha Patrícia.
Cecília foi homenageada em Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo, pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História e pelo vereador Coronel Telhada em 12 de agosto de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário